Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

História

A idéia de um programa que integrasse grandes empresas compradoras para promoção do desenvolvimento de seus fornecedores locais surgiu em 1996, a partir de um convite da Aracruz Celulose, atual Fibria, ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), para coordenar o programa de desenvolvimento de fornecedores da empresa. Até então, desenvolver fornecedores era iniciativa de poucas grandes empresas.

A Aracruz tinha iniciado o desenvolvimento de fornecedores estratégicos em 1996, com a realização de serviços de consultoria e auditoria por sua própria equipe. A idéia da empresa era terceirizar boa parte de suas atividades, mas não seria coerente assumir mais uma função ao desenvolver e qualificar fornecedores. Foi então que a empresa fez o convite ao IEL-ES para assumir o programa. Feito isso, foi iniciada uma articulação com as demais grandes empresas atuantes no Estado do Espírito Santo, com envolvimento direto da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes. A Findes apresentou um desafio à essas grandes empresas para organizar um único e forte programa para desenvolvimento da cadeia de fornecedores. Esse desafio foi prontamente aceito por doze empresas que, por intermédio do IEL-ES, planejaram e desenvolveram o Prodfor, fazendo seu lançamento em Novembro de 1997.

Participaram do primeiro projeto piloto do Prodfor 24 empresas dos setores de metalmecânica, eletroeletrônica e serviços. Dessas, 22 foram qualificadas. Esse projeto foi considerado um grande sucesso, e a partir dele o Prodfor foi instituído como programa permanente pelas empresas mantenedoras, tendo chegado em 2007 a desenvolver e qualificar mais de 350 empresas participantes, de vários segmentos industriais.

Com a revisão das normas ISO série 9000 no ano 2000, o Prodfor passou a adotar como referência a norma ISO 9001:2000, acrescida de dois itens: meio ambiente e segurança no trabalho. No ano de 2006, foi feito um novo projeto piloto para desenvolvimento e certificação de fornecedores em gestão ambiental e gestão de saúde e segurança, fazendo uso das normas ISSO 14.001 e OHSAS 18.001, respectivamente. Essas normas foram referências para organização do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, e Sistema de Gestão de Saúde e Segurança – SGSS.

Em 2007, a Vale tomou a iniciativa e foi organizado um novo projeto piloto para desenvolver fornecedores em relação à gestão financeira.  A idéia era que, além de assegurar qualidade, evitar impactos ao meio ambiente, e atuar com segurança, os fornecedores deveriam ter uma adequada gestão financeira que evitasse problemas na execução dos serviços, em especial em contratos mais longos. Foi então constituído um grupo de especialistas, para elaborar uma norma com as condições mínimas para gestão financeira, fiscal e trabalhista de fornecedores, sendo definido o Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista – SGFFT.

Em 2007, o Prodfor comemorou dez anos de atuação, sendo aclamado como a mais importante ação para desenvolvimento e qualificação de fornecedores.

Marcos Históricos do Programa

   Convite da Aracruz Celulose ao IEL-ES para coordenar seu programa de desenvolvimento de fornecedores, em 1996;
  Articulação da idéia de um programa único com outras grandes empresas em final de 1996;
  Fase de planejamento com representantes de grandes empresas e o IEL-ES – janeiro a setembro de 1997;
  Lançamento do Prodfor no dia 04/11/1997;
  Projeto piloto, com a participação de 24 fornecedores – novembro de 1997 a dezembro de 1998;
  O Prodfor é definido como ação permanente pelas empresas mantenedoras;
  Desenvolvimento e qualificação de fornecedores de 9 grupos de empresas nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, com cerca de 400 fornecedores qualificados;
  Recertificação das empresas qualificadas de 1998 a 2005;
 Lançamento do projeto piloto do Sistema de Gestão Ambiental – SGA e Sistema de Gestão em Saúde e Segurança – SGSS, em 2006, com certificação de 10 empresas em 2007;
  Lançamento do projeto piloto do Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista – SGFFT, em 2007, com certificação prevista para final de 2008.

Responsive ThemeForest Wordpress Theme Avada bigtheme.net/wordpress/themeforest/323-avada BIGtheme.net