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Gestão de Qualidade

O SGQF do Prodfor tem como referência a norma ISO 9001 versão 2008 (última edição) e seu conteúdo envolve a íntegra dessa norma e também outros dois itens: Meio Ambiente e Segurança no Trabalho.

As normas ISO da série 9000 tornaram-se referência internacional para requisitos de qualidade nas relações entre empresas. Trata-se de uma família de normas internacionais editadas pela ISO, sobre o tema qualidade, definida como “Normas ISO série 9000”, que passaram a vigorar em 1987 e revisadas em 1994, 2000 e 2008. Desde sua criação, a ISO já produziu mais de 17.000 normas internacionais, sendo as mais conhecidas as da família 9000. Dessas, a norma ISO 9001 apresenta os requisitos mínimos que uma organização deve atender para assegurar a qualidade de seus produtos, buscando a satisfação de seus clientes e melhoria contínua da organização (MOURA, 2009).

Segundo Ferreira (2005), a ISO 9000 é uma série de normas sobre o tema qualidade, composta por quatro principais e outras complementares. As normas principais da série ISO 9000 são:
• ISO 9000:2005 – Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário
• ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos
• ISO 9004:2010 – Diretrizes para o Sucesso Sustentado de uma Organização
Uma Abordagem da Gestão da Qualidade
• ISO 19011:2012 – Diretrizes sobre Auditorias em Sistema de Gestão

A ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, quando uma organização:
Necessita demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam de forma consistente aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis;

Pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema, e assegurar a conformidade com os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.

Ainda segundo Ferreira, a ISO 9001 representa um modelo para construir o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), voltada para aplicação interna, certificações e fins contratuais e focada na eficácia do SGQ. De um modo geral, essa família de normas estabelece o que uma empresa deve fazer para garantir a qualidade de seus produtos, isto é, para produzir e entregar seus produtos conforme especificado. Para fins de certificação, apenas a norma ISO 9001 é usada, aplicada a qualquer tipo de empresa (serviço ou indústria, grande ou pequena).

Princípios e fundamentos da ISO 9001
Oito princípios de gestão da qualidade são apresentados pela norma ISO 9004 e podem ser usados pela Alta Direção para conduzir a organização à melhoria de seu desempenho. Eles formam a base para as normas de Sistema de Gestão da Qualidade na família ISO 9000:
• Foco no cliente
• Liderança
• Envolvimento de pessoas
• Abordagem de processo
• Abordagem sistêmica para gestão
• Melhoria contínua
• Abordagem factual para tomada de decisão
• Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

Requisitos da ISO 9001
A norma ISO 9001 é da série que estabelece os requisitos mínimos que uma organização deve atender para assegurar que seus produtos ou serviços estejam em conformidade às especificações, condições contratuais estabelecidas e as regulamentações. Esse conjunto de requisitos define o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.

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