Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Gestão Ambiental

Não é difícil perceber os efeitos nocivos das ações do homem ao longo do tempo na natureza e, em alguns casos, fica mesmo evidente a ameaça ao próprio homem. Exemplo bem claro é a ocupação urbana irregular de encostas e margens de rios, que causam mortes em nossas cidades. Óbvio que nesses casos faltaram ações preventivas e as condições desfavoráveis foram se estabelecendo ao longo de anos, de modo que não há propriamente um culpado. Mas no momento em que a tragédia acontece, alguém está ali para responder por seus efeitos.

Como exemplo bem atual, o derramamento de petróleo no mar no Golfo do México deixa aturdida a maior potência do mundo, que custa a encontrar uma solução. Do ponto de vista empresarial, as ações da Bristish Petroleum caíram mais de 40% e imaginem quanto ela pagará para reparar os danos.

De modo que nunca foi tão importante o ditado: melhor prevenir que remediar. É disso que trata a Gestão Ambiental: planejamento correto e gerenciamento de todas as ações que irão garantir as intervenções para o desenvolvimento sustentável. Acabou-se o tempo da divisão extrema entre os ecologistas e os que pregavam e, pior, praticavam a exploração ampla e irrestrita dos recursos naturais.

A Gestão Ambiental moderna possui caráter multidisciplinar. Profissionais dos mais diversos campos devem atuar na área, visando a ordenar as atividades para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio onde a empresa atuar. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.

A Cesan, costumo dizer, é uma empresa intrinsecamente ambiental, pois captar e tratar água para distribuí-la potável é uma atividade fundamental para a saúde do homem. Bem como, em sequência, coletar e tratar o esgoto gerado por essa água consumida é garantir que o meio ambiente seja preservado e a saúde pública não seja impactada pelos efeitos das doenças de veiculação hídrica.

Demonstrando a prioridade dada à questão ambiental, a empresa possui em sua estrutura uma Diretoria de Administração e Meio Ambiente. O desenvolvimento de projetos tem como base a preocupação com os aspectos socioambientais, buscando as melhores práticas a cada etapa, o que reflete no bom relacionamento com as autoridades ambientais e a comunidade técnico-científica.

Já temos os primeiros resultados positivos de convênio com o Incaper para uso e manejo do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto como adubo. Também estão em andamento ações junto às prefeituras para cuidar de mais de 14 nascentes em áreas degradadas. A participação direta e apoio aos organismos ligados à gestão ambiental, especialmente de recursos hídricos, são práticas da companhia.

Na área de Educação Ambiental, diversas ações são realizadas, com projetos desenvolvidos interna e externamente. Anualmente, essas ações atingem um público de mais de 50 mil pessoas. São iniciativas que possibilitam mudança de comportamento, à medida que as pessoas recebem informações por meio de palestras, teatro, maquetes e outros recursos didáticos sobre o uso racional da água e a importância dos sistemas de esgotamento sanitário para a preservação ambiental.

Responsive ThemeForest Wordpress Theme Avada bigtheme.net/wordpress/themeforest/323-avada BIGtheme.net